Escolarização de deficientes Auditivos
Concluímos que com a oficialização da língua brasileira de sinais começaram a se
abrir novos caminhos para o surdo.
A criança que adquiri as libras, se
tornara capaz de significar o mundo, a língua de sinais representa um papel
expressivo na vida do sujeito surdo, conduzindo-o por intermédio de uma língua
estruturada ao desenvolvimento pleno.
Essa língua fornece para a criança
surda a oportunidade de aquisição de linguagem e conhecimento do mundo e de si
mesma.
O bilingüismo possibilita ao surdo aprender a língua que faz parte da
comunidade surda, respeitando as particularidades da criança surda estabelecendo
suas capacidades como meio para essa criança realizar seu aprendizado.
A
educação bilíngüe para os surdos busca a aceitação da surdez sem almejar
transformações culturais e de identificação do sujeito surdo.
Portanto hoje
não se pode mais negar aos surdos o direito de ser parte integrante e
participativa da nossa sociedade.
Todo sujeito precisa interagir com seu meio
apropriar-se de sua cultura e de sua historia e formar sua identidade por
intermédio do convívio com outros.
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