quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Plano de aula para crianças com deficiencia auditiva


. Introdução

           

            As atividades propostas no plano de aula a seguir será aplicada para uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental regular, onde é trabalhado o bilingüismo. Os alunos da classe tem um conhecimento básico em LIBRAS, destacando, porém, os alunos surdos que a tem como língua materna.

 

 

2. Conteúdo

 

            Serão aplicadas três atividades que trabalharão alguns eixos.

 

2.1.        Atividade 1: Escrita dos nomes de animais

 

Língua Portuguesa: escrita do próprio nome (completo), letra de forma, formação de palavras, lista de palavras, coordenação motora global;

Ciências: animais;

Educação Física: conhecimento sobre o corpo, atividade expressiva (expressão corporal)

Arte: pintura;

 

2.2.        Atividade 2: Jogo da Memória de Frutas

 

Língua Portuguesa: reconhecimento da formação das palavras, reconhecimento de palavras, identificação das letras, leitura;

Matemática: números naturais de 0 a 5, contagem, quantificação, comparação, sequência, leitura, cálculo mental, situação problema, noção de posição, forma geométrica;

Ciências: alimentos saudáveis;

Educação Física: conhecimento sobre o corpo, atividade expressiva (expressão corporal), jogo cognitivo;

Arte: expressão corporal;

 

2.3.        Atividade 3: Chico Bento em Passeio no Shopping – Vídeo

 

Língua Portuguesa: gênero textual (história em quadrinhos);

História: hábitos familiares, costumes e tradições, profissões, culturas diferenciadas;

Ciências: meio ambiente;

Geografia: diferentes tipos de moradia, paisagem natural e modificada;

 

 

3. Estratégias

 

            Devemos considerar a presença de um surdo como fato determinante para o planejamento e aplicação das atividades. A estratégia usada na primeira atividade busca estimular cognitivamente tanto os alunos sem nenhuma deficiência, como também os alunos surdos, relacionando a escrita portuguesa com a LIBRAS.

            Já na segunda a língua portuguesa não deixa de aparecer, porém o destaque está na LIBRAS, que é fundamental no jogo. Devemos visar a inclusão ensinando a LIBRAS para todos os alunos que terão capacidade de dialogar com o colega surdo sem maiores problemas.

            Por fim, a terceira atividade deve ser constantemente explorada por alunos e professores do 1º ano, a contagem de história, além de despertar novas descobertas pelo próprio aluno ela instiga a curiosidade pela leitura. Contar histórias e fundamental para a escrita e é a base para que futuramente o aluno consiga interpretar textos mais complexos.

           

 

4. Forma de Avaliação

 

            A avaliação acontecerá constantemente, a análise da escrita realizada na primeira atividade pode ajudar a reconhecer em que fase da escrita o aluno se encontra e assim o professor será capaz de se planejar melhor. Na segunda atividade a avaliação será por sondagem, observando o tempo de assimilação do aluno.

 

 

5. Bibliografia

 

Portal do MEC. Acesso em 29 de Julho de 2012, as 11:55. <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf>

 

FRANK, Ana Carolina. “Blog da Ana Carolina, Pedagoga Surda”. Acesso em 30 de julho de 2012, as 08:33. <http://anacarolinafrank.blogspot.com.br/2012/01/sinais-de-libras-animais.html>