. Introdução
As atividades propostas no plano de
aula a seguir será aplicada para uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental
regular, onde é trabalhado o bilingüismo. Os alunos da classe tem um
conhecimento básico em LIBRAS, destacando, porém, os alunos surdos que a tem
como língua materna.
2.
Conteúdo
Serão aplicadas três atividades que
trabalharão alguns eixos.
2.1.
Atividade 1:
Escrita dos nomes de animais
Língua
Portuguesa: escrita do próprio nome (completo), letra de forma, formação de
palavras, lista de palavras, coordenação motora global;
Ciências:
animais;
Educação
Física: conhecimento sobre o corpo, atividade expressiva (expressão corporal)
Arte:
pintura;
2.2.
Atividade 2:
Jogo da Memória de Frutas
Língua
Portuguesa: reconhecimento da formação das palavras, reconhecimento de
palavras, identificação das letras, leitura;
Matemática:
números naturais de 0 a
5, contagem, quantificação, comparação, sequência, leitura, cálculo mental,
situação problema, noção de posição, forma geométrica;
Ciências:
alimentos saudáveis;
Educação
Física: conhecimento sobre o corpo, atividade expressiva (expressão corporal),
jogo cognitivo;
Arte:
expressão corporal;
2.3.
Atividade 3:
Chico Bento em Passeio no Shopping – Vídeo
Língua
Portuguesa: gênero textual (história em quadrinhos);
História:
hábitos familiares, costumes e tradições, profissões, culturas diferenciadas;
Ciências:
meio ambiente;
Geografia:
diferentes tipos de moradia, paisagem natural e modificada;
3.
Estratégias
Devemos considerar a presença de um
surdo como fato determinante para o planejamento e aplicação das atividades. A
estratégia usada na primeira atividade busca estimular cognitivamente tanto os
alunos sem nenhuma deficiência, como também os alunos surdos, relacionando a
escrita portuguesa com a LIBRAS.
Já
na segunda a língua portuguesa não deixa de aparecer, porém o destaque está na
LIBRAS, que é fundamental no jogo. Devemos visar a inclusão ensinando a LIBRAS
para todos os alunos que terão capacidade de dialogar com o colega surdo sem
maiores problemas.
Por
fim, a terceira atividade deve ser constantemente explorada por alunos e
professores do 1º ano, a contagem de história, além de despertar novas
descobertas pelo próprio aluno ela instiga a curiosidade pela leitura. Contar
histórias e fundamental para a escrita e é a base para que futuramente o aluno
consiga interpretar textos mais complexos.
4.
Forma de Avaliação
A
avaliação acontecerá constantemente, a análise da escrita realizada na primeira
atividade pode ajudar a reconhecer em que fase da escrita o aluno se encontra e
assim o professor será capaz de se planejar melhor. Na segunda atividade a
avaliação será por sondagem, observando o tempo de assimilação do aluno.
5.
Bibliografia
Portal
do MEC. Acesso em 29 de Julho de 2012, as 11:55. <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port_surdos.pdf>
FRANK, Ana
Carolina. “Blog da Ana Carolina, Pedagoga Surda”. Acesso em 30 de julho de
2012, as 08:33. <http://anacarolinafrank.blogspot.com.br/2012/01/sinais-de-libras-animais.html>